As eleições 2020 podem ser adiadas?

Com o avanço da pandemia do coronavírus, a pergunta que fica é: as eleições podem ser adiadas?

Por lei as eleições para "a seleção de prefeito e vice "realizada no primeiro domingo de outubro do ano anterior ao término do mandato dos que devam suceder", ou seja, existem barreiras legais para a mudança da data da realização das eleições. Além disso, a Constituição cita que o mandato de prefeitos e vices, assim como vereadores deve ser de quatro anos. 

Mesmo assim, o ministro do STF Luis Roberto Barroso afirmou "É uma possibilidade que trabalhamos. Nossa maior preocupação é com a saúde". O ministro que também é presidente eleito do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), disse que a decisão tem até junho como o prazo máximo.

Para efetivar a mudança seria necessário uma PEC, mas uma emenda à Constituição desse tipo, precisa ser o desejo da maioria, sendo levada adiante apenas com aprovação de três quintos tanto da Câmara, quanto do Senado, além de ser necessário duas votações em cada casa. Com todo esse processo longo e burocrático fica difícil saber se realmente as eleições de 2020 serão adiadas.

Sobre o Autor:
SEU_NOME Jovem escritor, apaixonado por leitura. "Se um assunto é de meu interesse, pode apostar que vou até o fim para descobrir mais sobre ele." Prazer, Wesder Siqueira.