IR 2020: primeiro lote de restituição disponível para consulta

Um total de 2 bilhões serão pagos na próxima sexta feira dia 29 de maio. O primeiro lote está disponível a partir de hoje e engloba principalmente idosos.

O primeiro lote contempla mais 900 mil contribuintes e tem como maioria idosos. Normalmente a restituição de imposto de renda começa a ser paga em Junho, mas com as adversidades causadas pela pandemia de coronavírus o pagamento começou mais cedo esse ano. 

A quantidade de lotes também diminuiu de sete para cinco. Outra mudança foi que, pela primeira vez, os valores serão pagos ainda dentro do prazo de entrega do IR. O prazo para entrega é até dia 30 de Junho deste ano. O valor será creditado em conta apenas no último dia útil do mês, diferente dos outros anos que eram depositados no dia 15. Segundo a Receita Federal, foram recebidas até esta quarta-feira (20) 14,7 milhões de declarações do Imposto de Renda 2020, um pouco menos da metade prevista para esse ano (32 milhões).

"É importante que o declarante junte a documentaçao e comece o preenchimento para o envio, a fim de se evitar atropelos de última hora, já que muitas dúvidas surgem nesse momento", disse Joaquim Adir, supervisor nacional do IR.

O calendário para pagamento é:

  • 1º lote: 29 de maio de 2020
  • 2º lote: 30 de junho de 2020
  • 3º lote: 31 de julho de 2020
  • 4º lote: 31 de agosto de 2020
  • 5º lote: 30 de setembro de 2020

Sobre o Autor:
SEU_NOME Jovem escritor, apaixonado por leitura. "Se um assunto é de meu interesse, pode apostar que vou até o fim para descobrir mais sobre ele." Prazer, Wesder Siqueira.