Quando será o pico da pandemia do coronavírus no Brasil?

À medida que a pandemia avança em diferentes velocidades em cada região do país, mais as pessoas se perguntam se é possível prever quando será o pico da doença.

Totalizando mais de 11 mil casos confirmados até domingo (05/04/2020) no país, o ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta afirma que a infecção pela doença deve disparar agora no mês de Abril e continuar a crescer até Junho. O secretário-executivo da pasta, João Gabbardo, também diz que passaremos por "dias difíceis" em abril.

As demoras na resposta de exames de pessoas já internadas podem estar fazendo com que os números não estejam certos. A quantidade de casos pode sim ser muito mais alto que o divulgado pelo Ministério da Saúde e pode chegar ao topo bem antes do previsto. Outro fator que pode estar afetando os números oficiais é a lentidão nas notificações de óbitos por Covid-19.

A região que possivelmente chegará ao pico da doença será o sudeste, mais especificamente São Paulo e Rio de Janeiro, no entanto, existe um perigo desses estados se recuperaram e voltarem a apresentar uma crescente de casos se não adotarem medidas para lidar com o fluxo de pessoas vindos de outras regiões.