Vacina contra coronavírus tem resultados positivos

Nos Estados Unidos (EUA) a empresa Moderna anunciou resultados positivos, ainda que de forma preliminar, dos testes em voluntários.

A agência de notícias France Presse afirma que a empresa conseguiu fazer a vacina produzir resposta imune em oito dos pacientes voluntários. O governo americano investiu cerca de U$ 500 milhões para a potencial vacina contra o coronavírus. Em comunicado, Tal Zaks, diretor-médico da Moderna (empresa responsável pela vacina), disse:

"A fase provisória 1, embora em estágio inicial, demonstra que a vacinação com o mRNA-1273 produz uma resposta imune da mesma magnitude que a provocada por infecção natural"

Em Julho, mais pessoas começarão a ser testadas. A expectativa para a finalização do processo de testes é muito grande. No mundo todo a pandemia de coronavírus já matou mais de 316 mil pessoas. A Moderna está otimista e diz que a vacina tem potencial para prevenção do Covid-19.

Como está o desenvolvimento de vacinas no Brasil?

No Brasil, a UFMG (Universidade Federal de Minas Gerais), em conjunto com a Fiocruz,  está produzindo uma vacina que possui substâncias que a Organização Mundial da Saúde (OMS) listou como mais promissoras. A pesquisa segue graças ao comprometimento dos cientistas, pois os recursos para isso estão escassos. A pesquisa deveria receber 2 milhões de reais para o desenvolvimento da vacina, valor muito menor do que o valor investido pelos EUA em pesquisas,  porém de acordo com Flávio Fonseca, professor do Departamento de Microbiologia do Instituto de Ciências Biológicas (ICB) da UFMG e coordenador do CTVacinas, o recurso não chegou e eles estão trabalhando com recursos próprios. Flávio deixa claro sua preocupação com a produção de vacinas nacionais:

"Temos que desenvolver uma vacina nacional. Imagine uma fórmula desenvolvida nos Estados Unidos... Onde vão aplicar primeiro? Nos EUA. Depois, nos maiores parceiros deles: Europa, Ásia. Vamos ficar no final da fila de prioridades de uma fórmula que precisa ser produzida para bilhões de pessoas. Isso deixa ainda mais patente a importância de desenvolver um produto com disponibilidade nacional" 

O trabalho se completa com o esforço de dezenas de estudantes e bolsistas. Ao todo, 25 pessoas participam do desenvolvimento em torno da fórmula. 

Sobre o Autor:
SEU_NOME Jovem escritor, apaixonado por leitura. "Se um assunto é de meu interesse, pode apostar que vou até o fim para descobrir mais sobre ele." Prazer, Wesder Siqueira.